Julho será menos chuvoso e com temperaturas mais altas

PUBLICIDADE

 

Apesar do início com onda de frio, o mês de julho terá menos chuva e quedas de temperatura do que foi registrado em junho, conforme previsão meteorológica divulgada pelo ClimaTempo. A tendência é de sol forte e tardes mais quentes em Mato Grosso do Sul ao longo do mês, com temperaturas ligeiramente acima da média histórica.

A explicação está na atuação de um sistema de alta pressão subtropical do Atlântico Sul, que deve dificultar a entrada de novas massas de ar polar no interior do Brasil. Dessa forma, o Centro-Oeste e o interior do Sudeste não devem registrar fortes quedas de temperatura como nos últimos meses.

Atualmente, o Estado está sob influência da quarta onda de frio do ano, com atuação prevista até o dia 4 de julho, mas o restante do mês deve ser mais seco e com menos variações térmicas.

Menos frentes frias e chuva reduzida

Segundo o ClimaTempo, também haverá uma diminuição no contraste térmico entre o oceano na costa do Uruguai e Argentina e a região Sul do Brasil, o que reduz a formação de ciclones extratropicais e frentes frias — fenômenos que costumam provocar chuvas intensas e quedas bruscas de temperatura.

“A maioria das frentes frias que vão passar pelo Brasil durante o mês de julho será oceânica. Assim, não teremos grande penetração de umidade no interior do país”, explica o boletim.

A consequência será um mês com menos disponibilidade de umidade, dificultando a formação de áreas de instabilidade e chuva em Mato Grosso do Sul. A tendência segue o padrão histórico do mês de julho, que tradicionalmente é um dos mais secos do ano.

Para o restante do Brasil, o clima também será influenciado por essa condição: o interior do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte devem registrar tardes quentes e baixa nebulosidade, mantendo o padrão de estiagem de inverno.

 

Fonte: Dourados Agora

» VEJA TAMBÉM!

POLíCIA  03/07/2025
Veículos são apreendidos carregados com quase 2,2 toneladas de drogas
POLíCIA  03/07/2025
Viatura da PM destrói muro de casa durante perseguição a motociclista
GERAL  03/07/2025
Naviraí-Prefeito entrega carro, transferido pela FUNTRAB, a Casa do Trabalhador
POLíCIA  03/07/2025
DOF apreende mais de 600 kg de maconha em veículos que seguiam para o PR e SP
POLíCIA  03/07/2025
Agência antidrogas desmonta base e destrói 17 toneladas de droga


Fonte: TanaMidiaNaviraí

Mais recentes