Uma juíza federal de Minnesota ordenou que os agentes de imigração dos EUA enviados para Minneapolis tenham suas táticas contra manifestantes e observadores pacíficos restringidas. Isso inclui prisões e uso de gás lacrimogêneo.
A juíza distrital Kate Menendez emitiu uma liminar proibindo agentes federais de retaliar contra indivíduos envolvidos em atividades de protesto não violentas e sem obstrução. A decisão foi uma resposta a um processo movido contra o Departamento de Segurança Interna dos EUA e outras agências federais em 17 de dezembro.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O processo foi movido em nome de seis manifestantes e observadores que alegaram que seus direitos constitucionais foram violados pelas ações dos agentes do ICE. A ordem judicial proíbe explicitamente que agentes federais detenham pessoas que estejam protestando pacificamente ou simplesmente observando os agentes, a menos que haja suspeita razoável de que estejam interferindo na aplicação da lei ou tenham cometido um crime.
Os agentes federais também estão proibidos de usar spray de pimenta, gás lacrimogêneo ou outras munições de controle de distúrbios contra manifestantes pacíficos ou pessoas que estejam observando e registrando as operações de imigração. A parada ou detenção de motoristas e passageiros em veículos, quando não houver motivo para acreditar que estejam obstruindo ou interferindo à força com os agentes federais, também é proibida.