Uma proposta de lei que prevê a criação de um imposto alto sobre grandes fortunas está levando investidores e executivos do setor de tecnologia a reduzir sua presença econômica e jurídica na Califórnia. A proposta de lei prevê a cobrança de um imposto único de 5% sobre patrimônios superiores a US$ 1 bilhão de residentes do estado.
A medida está sendo patrocinada pelo sindicato Service Employees International Union–United Healthcare Workers West (SEIU-UHW) e tem como objetivo declarado compensar cortes federais em programas sociais. Executivos e investidores passaram a acelerar planos de relocação após perceberem que o texto do projeto prevê aplicação retroativa do imposto para residentes da Califórnia a partir de 1º de janeiro de 2026.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Grandes empresários já estão começando a deixar a Califórnia, como o bilionário do setor de tecnologia Peter Thiel, que anunciou a transferência de seu family office para Miami, na Flórida. Outros, como David Sacks, estão se mudando para Austin, no Texas, onde abriu uma filial de sua empresa de capital de risco.
A proposta está em fase de coleta de assinaturas e, se aprovada, caberá aos eleitores decidir se o imposto será transformado em lei.