INSS: aposentados e pensionistas contestam descontos

INSS: aposentados e pensionistas contestam descontos

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até 14 de fevereiro para contestar descontos indevidos em seus benefícios. Esse procedimento é a etapa inicial do processo para o segurado receber de volta valores que foram descontados de seus pagamentos por entidades que têm Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados com a autarquia.

O prazo original se encerraria em 14 de novembro, mas foi ampliado para garantir que todos os afetados possam registrar seus pedidos. Os beneficiários podem fazer a contestação dos descontos não autorizados por meio do aplicativo Meu INSS, Central 135 ou nas agências dos Correios até 14 de fevereiro de 2026.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

No aplicativo Meu INSS, o segurado deve clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” e informar se autorizou o débito. A contestação dos descontos indevidos foi necessária devido ao esquema de descontos indevidos revelado pela Operação Sem Desconto, que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades associativas.

Os beneficiários que já tiveram a contestação habilitada podem pedir aceitar o acordo de devolução por meio do aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. No aplicativo Meu INSS, o segurado deve fazer o login e ir na opção “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido.