Inflação na China atinge maior nível em 3 anos

Inflação na China atinge maior nível em 3 anos

A inflação anual dos preços ao consumidor na China acelerou para o maior nível em 34 meses em dezembro. A alta foi impulsionada principalmente pelos preços dos alimentos, especialmente os de vegetais frescos e carne bovina, que aumentaram 18,2% e 6,9%, respectivamente.

As compras de fim de ano antes do Ano Novo e as políticas de apoio também ajudaram a impulsionar os preços ao consumidor. No entanto, o impulso subjacente da demanda na economia continua fraco.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

A guerra comercial global do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, somou-se à demanda persistentemente fraca do consumidor, que continua sendo um obstáculo à confiança e ao crescimento há anos, em meio a uma prolongada crise imobiliária. O índice de preços ao produtor teve queda de 1,9% em dezembro em relação ao ano anterior, permanecendo em uma situação deflacionária por mais de três anos.

A moderação da deflação ao produtor foi atribuída aos preços globais de commodities, incluindo o aumento dos preços de metais não ferrosos, e às políticas de controle de capacidade nos principais setores. Durante todo o ano, os preços ao produtor caíram 2,6%.