O custo elevado do dinheiro é o principal gargalo para o financiamento da indústria brasileira. Oito em cada 10 empresas industriais que enfrentaram dificuldades para obter crédito atribuem o problema diretamente aos juros elevados.
A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 80% dos empresários que tiveram obstáculos no acesso a crédito de curto ou médio prazo apontaram os juros como o maior entrave. Além disso, 71% dos industriais também citaram os juros elevados como principal dificuldade no financiamento de longo prazo.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A exigência de garantias reais e a falta de linhas de crédito adequadas às necessidades das empresas também são citadas como dificuldades. A política monetária restritiva e a taxa Selic em 15% ao ano contribuem para o cenário de crédito caro e desestimula investimentos em expansão da capacidade produtiva e inovação.
Mais da metade das empresas industriais não tentou contratar ou renovar crédito de longo prazo nos seis meses anteriores à pesquisa. Apenas 26% das empresas conseguiram contratar ou renovar crédito de curto prazo, e 17% conseguiram crédito de longo prazo.