O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou um plano de três fases dos EUA para a Venezuela. O primeiro passo será a estabilização do país após a captura do ditador Nicolás Maduro, com a venda de 30 a 50 milhões de barris de petróleo.
A distribuição do dinheiro obtido nesse processo será controlada pelos EUA. A segunda fase visa garantir que empresas americanas, ocidentais e de outros países tenham acesso ao mercado de petróleo venezuelano, com supervisão direta de Washington.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Nessa etapa, também será iniciado o processo de reconciliação nacional na Venezuela, para que as forças de oposição sejam anistiadas e libertadas das prisões ou repatriadas. A terceira etapa envolveria um passo de transição, sobre o qual não foram dados detalhes.
O secretário de Estado enfatizou que o governo Trump mantém um tremendo controle sobre a liderança interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, ditando o que o regime pode ou não fazer. Quando questionado sobre a duração do envolvimento dos EUA na Venezuela, Rubio lembrou que se passaram apenas quatro dias desde a operação e que mudanças de longo prazo dependem do povo venezuelano.