O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul firmou contratos que totalizam mais de R$ 65 milhões para a construção de três novas gameleiras em Campo Grande. As informações foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico (DOE) na quarta-feira (24), incluindo uma edição extra com um dos contratos.
Os contratos foram estabelecidos entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), a Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e diferentes empresas. A primeira unidade, denominada "Gameleira II", terá um custo de R$ 21.228.036,72 e será construído pela Poligonal Engenharia e Construções Ltda.
Além disso, o extrato do contrato com a Engetal Engenharia e Construções Ltda. foi publicado, prevendo um investimento de R$ 22.187.208,50 para a construção da "Gameleira III". Por fim, em uma edição extra do DOE, foi divulgado o contrato de R$ 22.185.230,81 para a unidade classificada como "Gameleira I", a ser construída pela Jac Engenharia Soluções Inteligentes Ltda.
Com a construção dessas três unidades, a expectativa é que sejam criadas até 1.224 novas vagas no sistema carcerário de Campo Grande, uma vez que cada "gameleira" terá capacidade para abrigar até 408 internos. As novas estruturas estão localizadas na saída da Cidade Morena em direção a Sidrolândia.
As unidades prisionais contarão com 30 celas cada, projetadas para oferecer uma gestão penitenciária mais organizada e eficiente, visando garantir segurança e controle. Essas obras fazem parte de um plano mais amplo do Governo do Estado, que busca aumentar a capacidade do sistema penitenciário sul-mato-grossense em mais de 2,4 mil vagas no regime fechado.
A construção das gameleiras representa um passo importante na ampliação da infraestrutura do sistema prisional, que enfrenta desafios relacionados à superlotação e à necessidade de condições mais adequadas de gestão.
