Em tempos de dificuldades para expansão dos grandes negócios no país, cabe as Prefeituras usarem da criatividade e muito trabalho superar os desafios garantindo desenvolvimento local. Em Naviraí a atual gestão vem dando passos importantes para ser suporte para quem produz e trabalha, principalmente os micro e pequenos empreendedores, além da agricultura familiar.
Prosseguindo ao que já foi feito esse ano, como as parceiras com braços do sistema S, como Senai e Sabrae a Gerência de Desenvolvimento Econômico (GEDEC) prepara o lançamento de alguns programas que objetivam desburocratizar o atendimento, facilitar o acesso ás compras públicas, capacitar mão de obra e criar mecanismo de controle e valorização da produção do pequeno agricultor.
Por decisão do Prefeito Rodrigo Sacuno, o titular da GEDEC José Antônio Cordeiro Leal Umemura (Mano), organiza o lançamento oficial de programas como Qualifica e Verdinho, já em execução, Credenciamento, Rastreabilidade e Georreferenciamento da agricultura familiar, Processamento de mandioca da Juncal e Casa do Mel.
Perspectiva aérea do futuro aviário em Naviraí. A construção deste aviário, próximo ao Assentamento Juncal, representa um investimento significativo no setor. Foto: Roni Silva
O trabalho da gestão, posto em prática na Gedec busca oferecer oportunidade de qualificação a adultos e jovens, sempre já atrelado a demanda das indústrias e empresas locais que precisam de mão de obra qualificada. No setor do comércio com o desenvolve Naviraí a Prefeitura trabalha na desburocratização do acesso, sobretudo dos pequenos. “Estamos digitalizando um processo que antes era manual e exaustivo, tornando mais ágil para o fornecedor e prestador de serviço” diz Mano, salientando que os micro e pequenos poderão vender e prestar serviços ao poder público.
Com a rastreabilidade e Georreferenciamento na agricultura familiar a Prefeitura, por intermédio da Gedec, trabalha para com o QR code, contar a história da família em cada propriedade. Pelo mecanismo, será possível o consumidor final com o celular, conhecer como, onde e em que condições o item que está comprando foi produzido.
O evento de lançamento desses e outros programas da área de Desenvolvimento ocorrerão no inicio de julho. Na oportunidade a Gedec também fará uma espécie de “prestação de contas” de ações realizadas nos primeiros 180 dias da atual gestão.
Processadora de Mandioca em construção, com vista aérea da área no Assentamento Juncal. A obra visa impulsionar a produção e o beneficiamento da mandioca na região. Foto: Roni Silva
Fonte: Assessoria
» VEJA TAMBÉM!
Condenado por matar bebê atropelado no Paraná é preso pela Polícia Militar em MS
Naviraí-Polícia Civil prende autor de dois roubos ocorridos na cidade
Naviraí – Horta Sensorial Colhendo Emoções já é realidade na APAE
Menina de 8 anos junta 830 kg de papelão para ver Ana Castela em Mato Grosso do Sul
Homem com esquizofrenia mata o pai a facadas