A Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso doméstico do primeiro dispositivo de estimulação cerebral para tratamento do Transtorno Depressivo Maior (TDM). O dispositivo, chamado de FL-100 ou Flow, é um headset que entrega uma terapia conhecida como Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), uma técnica não invasiva de neuromodulação.
O FL-100 envia uma corrente elétrica para o córtex pré-frontal dorsolateral, área que controla as emoções. Diferente dos antidepressivos comuns, essa abordagem foca na “hipoatividade crônica de redes cognitivas”.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A ETCC facilita o disparo neuronal, tornando o cérebro mais responsivo aos estímulos positivos e à psicoterapia. O resultado dessa corrente não é um “choque” elétrico, mas se manifesta como uma sensação de formigamento, coceira local, aquecimento na testa ou pinicadas leves na pele.
O FL-100 é uma alternativa doméstica à conhecida Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), terapia realizada com uma máquina grande, cara e pesada. A aprovação da migração de um tratamento psiquiátrico — das clínicas especializadas para a sala de estar dos pacientes — passou por uma pesquisa robusta.