Exames Gratuitos de Câncer Chegam a Nova Alvorada com Unidade Móvel

PUBLICIDADE

Nova Alvorada do Sul receberá a Unidade Móvel do Hospital de Amor em duas etapas neste mês de julho para a realização de exames preventivos gratuitos de mamografia e Papanicolaou. A iniciativa visa o rastreamento precoce do câncer de mama e de colo do útero.

A carreta adaptada, equipada com recepção, mamógrafo digital de última geração e sala para coleta do Papanicolaou, estará instalada no Hospital Municipal, localizado na Avenida Irineu de Souza Araújo, 641, Centro.

Em 2024, o projeto já contabilizou mais de 9 mil exames preventivos, identificando 52 casos positivos de câncer. A ação é viabilizada pela parceria entre a Sicredi Centro-Sul MS/BA, a Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados e o Instituto de Prevenção de Dourados, com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde de Nova Alvorada do Sul.

A Sicredi Centro-Sul MS/BA destina 1% de seu resultado financeiro anual para o funcionamento da Unidade Móvel do Hospital de Amor de Dourados. Entre 2020 e 2025, a cooperativa investiu aproximadamente R$ 10 milhões no projeto.

Além do apoio à unidade móvel, a cooperativa investe na construção do Hospital de Amor de Dourados, localizado na Avenida Guaicurus. Com um investimento total de R$ 34 milhões, o hospital oferecerá atendimento gratuito para câncer de mama, colo do útero e, futuramente, pele e boca.

Os atendimentos em Nova Alvorada do Sul serão realizados nas seguintes datas e horários: 07 de julho (das 13h às 17h); 08 a 10 de julho (das 7h às 17h); 11 de julho (das 7h às 11h); 14 de julho (das 13h às 17h); 15 a 17 de julho (das 7h às 17h); e 18 de julho (das 7h às 11h).

Para realizar os exames, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Os agendamentos são realizados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Mulheres entre 25 e 64 anos que desejam realizar o exame de Papanicolaou devem evitar relações sexuais, o uso de pomadas ginecológicas e não estar menstruadas nos dois dias que antecedem o exame. Recomenda-se um intervalo mínimo de um ano entre os exames.

Mais recentes