Ex-Ministro Russo Encontrado Morto Após Demissão Surpreendente por Putin

PUBLICIDADE

Roman Starovoit, ex-ministro dos Transportes da Rússia, foi encontrado morto nesta segunda-feira (7), horas após ser demitido do cargo pelo presidente Vladimir Putin. O corpo do ex-ministro, de 53 anos, foi localizado em seu carro pessoal, no distrito urbano de Odintsovo, com um ferimento à bala. Investigações preliminares apontam para suicídio como a principal hipótese.

Nascido em 20 de janeiro de 1972, em Kursk, Starovoit assumiu o Ministério dos Transportes em maio de 2024, após quase cinco anos como governador da região de Kursk, fronteiriça com a Ucrânia. Antes de sua nomeação como ministro, ele ocupou por 10 dias o cargo de vice-ministro dos Transportes. Em setembro de 2019, foi eleito chefe da região pelo partido Rússia Unida, com 81,07% dos votos.

Segundo relatos da mídia russa, Starovoit estava sob investigação por suposto envolvimento em desvios de recursos durante a construção de fortificações em Kursk. Seu sucessor no comando da região, Alexey Smirnov, está preso, acusado de fraude no valor de 1 bilhão de rublos, e teria testemunhado contra Starovoit.

Starovoit iniciou sua carreira como funcionário público em São Petersburgo, ascendendo a cargos de chefia no governo local. De 2010 a 2012, atuou no governo russo, antes de chefiar a Rosavtodor de 2012 a 2018.

Após a invasão da Rússia à Ucrânia, Starovoit foi alvo de sanções internacionais impostas pelo Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Ucrânia e Estados Unidos.

De acordo com o “Izvestiya”, Starovoit teria atirado em si mesmo. Uma pistola que lhe pertencia foi encontrada ao lado do corpo.

O decreto de Putin não especificou os motivos da demissão de Starovoit. Andrei Nikitin foi nomeado ministro interino dos Transportes. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que as qualidades profissionais e a experiência de Nikitin contribuirão para o cumprimento das tarefas e funções da .

Mais recentes