Os EUA expandiram seu território ao longo da história por meio de compras e concessões que configuraram seu mapa atual. Agora, o governo de Donald Trump aspira ampliar novamente as fronteiras com a anexação da Groenlândia.
O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que o presidente americano estaria disposto a comprar a ilha ártica, atualmente integrante do Reino da Dinamarca. O interesse americano na Groenlândia não é novo, pois desde meados do século XIX, quando o então secretário de Estado William H.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Seward lançou a ideia de comprar a Groenlândia e a Islândia da Dinamarca, isso já era um desejo de Washington. Em 1946, o então presidente Harry Truman ofereceu US$ 100 milhões à Dinamarca pela ilha, oferta que foi rejeitada.
Com a chegada de Trump ao poder em seu primeiro mandato, o interesse pela ilha autônoma foi reavivado, mas sem avanços. Durante o iniciado em janeiro do ano passado, o republicano retomou a ambição, dizendo que a aquisição era uma ‘necessidade’ ligada à Segurança Nacional dos EUA.