EUA podem confiscar patrimônio bilionário de Maduro

EUA podem confiscar patrimônio bilionário de Maduro

Após a operação militar que resultou na prisão do ditador Nicolás Maduro, seus bens podem ser confiscados e redirecionados à Venezuela. O processo é complexo e pode se arrastar por décadas.

A fortuna de Maduro é estimada em até US$ 3 milhões, mas a prática de criminosos poderosos é ocultar riqueza em contas e bens no nome de familiares e em criptomoedas. Desde 2024, as autoridades americanas já apreenderam bens estimados em US$ 700 milhões em ativos de luxo vinculados a ele.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Se Maduro for condenado pelas acusações de narcoterrorismo, mais ativos podem ser confiscados pelas leis americanas. Os EUA possuem mecanismos legais para confiscar ativos vinculados a líderes estrangeiros acusados de crimes, como tráfico de drogas ou corrupção.

Ativos sob jurisdição dos EUA ou vinculados ao sistema financeiro americano podem ser congelados e apreendidos. O governo Trump colocou destaque na possibilidade de que empresas de petróleo americanas invistam bilhões na reconstrução da infraestrutura da Venezuela, com os EUA gerindo temporariamente o país.