EUA iniciam retirada preventiva de pessoal em base no Oriente Médio

EUA iniciam retirada preventiva de pessoal em base no Oriente Médio

O governo dos Estados Unidos começou a retirar, de forma preventiva, parte do seu pessoal da base aérea de Al-Udeid, no Catar, em meio à escalada de tensões com o Irã e à possibilidade de uma ação militar americana. A retirada parcial de pessoal foi classificada como uma “medida de precaução”, adotada diante do agravamento do cenário regional.

Militares do Reino Unido também começaram a ser removidos da base. A base de Al-Udeid é a maior instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio e abriga cerca de 10 mil militares americanos, além de aproximadamente 100 integrantes das Forças Armadas britânicas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Até o momento, não há confirmação oficial sobre quantos militares deixarão o local. A movimentação ocorre após o presidente Donald Trump ter ameaçado uma “ação muito forte” caso o regime iraniano avance com execuções de manifestantes presos durante os protestos antigovernamentais.

Trump afirmou que os Estados Unidos “vão observar e ver” antes de retirar a opção militar da mesa, destacando que recebeu informações de que “não há plano para execuções” no momento.