Os Estados Unidos anunciaram que uma Junta Executiva supervisionará o novo governo da Faixa de Gaza. A Junta será composta por vários membros, incluindo o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, o secretário de Estado americano Marco Rubio, o enviado da Casa Branca Steve Witkoff e Jared Kushner, genro do presidente Donald Trump.
Outros membros incluem Marc Rowan, diretor da Apollo Global Management, Roberto Gabriel, assessor de Trump, e Ajay Banga, presidente do Banco Mundial. Cada membro da Junta Executiva assumirá pastas específicas, como fortalecimento da capacidade de governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos, garantia de financiamento em larga escala e mobilização de capital.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O Alto Representante para Gaza será o búlgaro Nickolay Mladenov. Jasper Jeffers, comandante de operações especiais do Exército dos EUA, chefiará a Força Internacional de Estabilização.
A Junta Executiva será responsável pela implementação dos planos do Conselho de Paz, que supervisiona a implementação do plano para o enclave. O conselho também supervisionará o novo governo de Gaza, chamado de Comitê Nacional para a Administração de Gaza, que será composto por 15 membros e liderado pelo engenheiro Ali Shaaz.