Estados Unidos, Rússia e Ucrânia alegaram avanço nas negociações pelo fim da guerra no leste europeu, mas ressaltaram que pontos cruciais continuam travando um acordo. Donald Trump, presidente dos EUA, conversou com Vladimir Putin, da Rússia, por telefone, e mais tarde se encontrou com Volodymyr Zelensky, chefe de Estado da Ucrânia.
Trump destacou que não tem nenhum prazo em mente para dar fim à guerra na Ucrânia. Os principais pontos que travam um acordo para o fim da guerra na Ucrânia incluem o destino da usina nuclear de Zaporizhzhia e a concessão de terras.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A Rússia reivindica regiões como Donbas, Zaporizhzhia e Kherson como parte do território russo. Trump sugeriu que é melhor abrir mão de territórios agora, antes que a Rússia invada ainda mais áreas.
Zelensky está disposto a submeter qualquer acordo de paz a um referendo, mas ressaltou que seria necessário garantir um cessar-fogo de ao menos 60 dias para realizar o referendo. Atualmente, as forças de Putin controlam um quinto da Ucrânia, incluindo a Crimeia, Donbas, Zaporizhzhia e Kherson.