El Helicoide: Shopping de Luxo se Torna Centro de Tortura

El Helicoide: Shopping de Luxo se Torna Centro de Tortura

O projeto original de El Helicoide era um ode ao capitalismo, um shopping center de luxo em Caracas, com rampas em espiral levando a 300 lojas. No entanto, sob a sombra do chavismo, o sonho de concreto virou um pesadelo.

Nos anos 1980, o local virou a sede do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), e as lojas foram transformadas em celas. A história do edifício é uma metáfora da própria Venezuela, que iniciou durante o governo do general Marcos Pérez Jiménez e foi abandonada após sua queda em 1958.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Com a ascensão de Hugo Chavez ao poder em 1999, e depois com Nicolás Maduro em 2013, o regime chavista foi literalmente jogando em celas criminosos comuns, suspeitos de “traição” e adversários dos ditadores venezuelanos. Nas últimas décadas, as celas improvisadas do Helicoide receberam hóspedes forçados como María Oropeza, Alfredo Díaz, Rocío San Miguel, Rosmit Mantilla e Roberto Marrero, entre outros.

Relatos compilados pela jornalista venezuelana Sebastiana Barraez e investigações internacionais descrevem o local como um verdadeiro Inferno, com celas inadequadas, ventilação ou saneamento. Existem lugares com nomes como “O Aquário” e “Guantánamo”, onde os presos eram submetidos a condições insuportáveis.