Eder Chicó pede substituição de transformadores antigos, poda de árvores na zona rural e mudanças no ICMS da mandioca — Notícias de Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul e Vale do Ivinhema

PUBLICIDADE

IVINOTICIAS COM INFORMAçõES ASSESSORIA


Vereador Eder Chicó – Foto: Ivinoticias

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara de Ivinhema, realizada na segunda-feira (23), o vereador Ederson Reginato Stolf, o Eder Chicó, apresentou indicação à Energisa/MS e à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) solicitando a substituição dos transformadores antigos e obsoletos que vêm causando a queima de bombas de poços artesianos e eletrodomésticos, principalmente em razão das usinas de energia fotovoltaica.

 

Além disso, o vereador pediu a poda ou o corte de árvores próximas às redes elétricas em toda a extensão rural, apontadas como uma das principais causas das frequentes quedas de energia no município.

 

“Essa solicitação veio do ex-presidente da Apagovi, o Sr. José Luiz, atendendo ao pedido dos moradores da Gleba, que enfrentam problemas graves, como máquinas queimadas e instabilidade na energia elétrica, principalmente após o aumento da quantidade de placas solares. Espero que a Energisa atenda a esse pedido e corrija as falhas na rede”, afirmou Chicó.

 

O vereador também apresentou indicação ao deputado federal Rodolfo Nogueira, com cópia ao deputado estadual Márcio Fernandes e ao secretário estadual de Fazenda, Flávio César Mendes, solicitando a revisão do ICMS fixo sobre a industrialização da mandioca. Segundo Chicó, o valor de referência de R$ 0,56 por quilo está defasado, prejudicando os produtores.

 

“Já fiz essa indicação no início do mandato, e tivemos algumas conversas com representantes do governo, mas nada de concreto. A mandiocultura enfrenta uma crise há dois anos, com preços defasados e alta tributação. Peço que o governo olhe para o produtor rural. Um caminhão de mandioca enviado ao Paraná ou São Paulo paga mais de R$ 3 mil de imposto, o que não condiz com o valor de mercado do produto”, completou.

Fonte: IviNoticias

Mais recentes