O diretor da Agência Central de Inteligência americana, John Ratcliffe, se encontrou em Caracas com a ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez. A reunião entre os dois teria ocorrido na quinta-feira, mesmo dia em que a líder opositora venezuelana María Corina Machado visitou a Casa Branca.
Ratcliffe foi o mais alto funcionário americano e o primeiro membro do gabinete a visitar a Venezuela desde os militares dos EUA que resultaram na captura do ditador Nicolás Maduro, há quase duas semanas. A reunião com Rodríguez aconteceu a pedido do presidente Donald Trump para transmitir a mensagem de que os EUA esperam uma melhoria nas relações de trabalho.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O diretor da CIA tratou de assuntos que envolvem cooperação em inteligência, estabilidade econômica e a necessidade de garantir que o país não seja mais um refúgio seguro para os adversários dos EUA, especialmente narcotraficantes. Um relatório confidencial da CIA avaliou que aliados de alto escalão de Maduro, incluindo a ditadora interina Delcy Rodríguez, estariam em melhor posição para manter a estabilidade a curto prazo em um governo provisório caso o ditador Nicolás Maduro fosse retirado do cenário político venezuelano.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, reiterou que Corina Machado não tem apoio suficiente na Venezuela para liderar uma transição política.