A Dinamarca e os Estados Unidos criaram um grupo de trabalho para tratar das divergências em relação ao futuro da Groenlândia. O anúncio foi feito após uma reunião entre os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da ilha e o vice-presidente dos EUA, J.
D. Vance.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen, declarou que o grupo se reunirá pela primeira vez em algumas semanas e espera que o foco seja abordar as preocupações de segurança dos EUA, respeitando as linhas vermelhas da Dinamarca. A reunião foi descrita como uma discussão franca, mas também construtiva, embora as posições continuem divergentes.
A Dinamarca continua acreditando que a segurança da Groenlândia pode ser garantida dentro da estrutura atual e disse que qualquer ideia que não respeite a integridade territorial da Dinamarca e o direito do povo groenlandês à autodeterminação é totalmente inaceitável. O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou na plataforma Truth Social que, com a Groenlândia nas mãos dos Estados Unidos, a Otan será muito mais eficaz e acrescentou que qualquer coisa menos do que isso é inaceitável.