Deputado faz “arrume-se comigo” e ensina look para sessões na Alems

PUBLICIDADE

Influencer – O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) entrou para a tendência dos vídeos descontraídos com um “arrume-se comigo” compartilhado em suas redes sociais. No vídeo, ele mostra a escolha do terno e camisa, sempre na cor azul, e comenta a preferência por uma “gravatinha coloridinha”. Para ele, é um ritual às terças, quartas e quintas, dias de sessão na Alems. “Vamos juntos!”, convocou.

‘Gilmarpalooza’ – A deputada federal Camila Jara (PT) está em Lisboa, Portugal, onde participa do Fórum Jurídico de Lisboa, conhecido informalmente como “Gilmarpalooza”, promovido pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. O evento reúne 44 deputados, entre eles nomes de espectros políticos opostos, como Arthur Lira (PP-AL) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Camila afirmou que sua presença tem como foco o “debate sobre o fortalecimento da democracia, desenvolvimento sustentável e os impactos da inteligência artificial no emprego e na segurança”.

Sem ônus – Dos 44 parlamentares que embarcaram para Lisboa, 30 pediram ressarcimento dos custos com passagens, hospedagem e deslocamento, via Câmara dos Deputados. Os valores serão reembolsados após a apresentação de notas fiscais, por isso o custo total ainda não é conhecido. No entato, Camila Jara não está entre eles. Ao Campo Grande News, disse que “a viagem foi realizada sem qualquer custo para o contribuinte brasileiro: todas as despesas foram custeadas com recursos próprios”.

Consenso venceu – O MDB de Campo Grande definiu sua nova diretoria municipal por meio de chapa única. Como já era previsto, a composição de consenso foi eleita para comandar a Executiva Municipal do partido. A nova diretoria será presidida pelo vereador Jamal Salem. O cargo de 1º vice-presidente ficará com o vereador Ademar Júnior, o Coringa, enquanto o deputado estadual Márcio Fernandes assume como 2º vice-presidente. Mário David Cogo foi escolhido como secretário-geral, com Maria Antonieta Amorim dos Santos como secretária-adjunta. A tesouraria ficará sob responsabilidade de Djalma Santana.

Dia de eleição – Para garantir o bom andamento da eleição suplementar em Bandeirantes amanhã, o TRE-MS montou uma estrutura com 23 urnas de seção, 10 de contingência e 5 reservas, além de mobilizar 92 mesários e 36 colaboradores terceirizados, entre motoristas e auxiliares. A equipe contará com servidores da 19ª Zona Eleitoral, apoio da Secretaria do TRE-MS e reforço de uma servidora da 40ª Zona, que atuará na escola da zona rural.

Uniforme personalizado – A Fundesporte lançou licitação para adquirir 39,6 mil camisetas. Ela iniciou um registro de preços para ver a melhor proposta, com validade de um ano, para seguir com encomendas de camisetas esportivas ao custo médio unitário de R$ 13. Para essa despesa, a Fundação de Esporte e Lazer fixou o orçamento de R$ 515, 3 mil. Elas serão personalizadas, com as especificações apontadas por ocasião da encomenda, devendo ser camiseta de malha fria, com gola de ribana e até a composição do tecido foi detalhada, misturando poliéster e viscose.

Não é não de novo – Publicada nesta sexta-feira (4), lei estabelece a divulgação do protocolo “Não é Não” em todo Mato Grosso do Sul como medida de prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher. A norma, de autoria da deputada Mara Caseiro, repete o que está na Lei Federal de 2023 que determina que estabelecimentos observem princípios como o respeito ao relato da vítima, a proteção à sua integridade física e emocional, o imediato afastamento do agressor e a informação sobre os direitos da mulher.

Luto – Estamos no Julho Âmbar, o mês oficial de conscientização sobre o luto parental em Mato Grosso do Sul. Criado por iniciativa do deputado estadual Lucas de Lima, o movimento busca dar visibilidade à dor silenciosa de mães, pais e famílias que perderam seus filhos, seja por doenças, acidentes, violência ou suicídio. A proposta inclui ações de acolhimento, escuta e apoio psicológico, além da capacitação de profissionais da saúde e da educação para lidar com o tema de forma sensível.

2,3 mil atendimentos – Desde 2020, os acidentes de trânsito em Campo Grande não param de crescer e, só no primeiro semestre de 2025, já foram mais de 5 mil ocorrências. Para lidar com esse aumento, o Juizado Especial de Trânsito tem feito a diferença: foram mais de 2,3 mil atendimentos em seis meses, com quase 96% de sucesso nas conciliações feitas diretamente nos locais dos acidentes por meio das vans do Judiciário.

Conciliações – Além disso, a sede do Juizado segue movimentada, atendendo diariamente quem precisa resolver pendências de forma rápida. Só de janeiro a junho deste ano, foram centenas de conciliações mensais, mostrando que o serviço vem ajudando a desafogar o sistema e evitar que conflitos virem ações judiciais.

CG News

Mais recentes