A queda do ditador venezuelano Nicolás Maduro foi resultado de meses de planejamento junto à unidade de elite do poder militar norte-americano: a Delta Force. A operação capturou Maduro na madrugada de sábado e traz a assinatura da unidade de contraterrorismo mais fechada e eficiente do mundo.
A Delta Force, oficialmente a 1º Destacamento Operacional de Forças Especiais-Delta, opera em sigilo e é a mesma unidade que caçou o ditador iraquiano Saddam Hussein em seu buraco de aranha e perseguiu o narcotraficante Pablo Escobar. Agora, adicionam à sua lista de troféus a captura do líder do regime chavista.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A operação em Caracas não é a primeira vez que a Delta Force é acionada para desmantelar a liderança de regimes hostis ou organizações criminosas na América Latina ou mesmo Oriente Médio. A missão é resolver crises, resgatar reféns, neutralizar terroristas e, como visto na Venezuela, a captura de alvos de alvos inclusive ditadores, que ameaçam a segurança regional ou global.
A operação de sábado entra para a história como mais uma demonstração de que, para a elite militar dos Estados Unidos, não existem fortalezas impenetráveis.