Corumbá se tornou palco de intensas disputas e muita emoção no último sábado, com a realização do 9º Circuito Estadual de Judô. Aproximadamente 450 atletas de 25 associações, representando dez cidades do estado, participaram da competição que definiu os 72 judocas que representarão o estado no Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15, a ser realizado em João Pessoa, no mês de outubro.
Após um hiato de 20 anos sem sediar eventos de judô, a cidade recebeu mais de mil visitantes, entre atletas, familiares, dirigentes, treinadores, árbitros e equipe de apoio, movimentando o fim de semana. As competições tiveram início às 8h e se estenderam até as 18h20. Campo Grande conquistou o primeiro lugar na classificação geral, com a equipe da Associação Desportiva Moura, enquanto Corumbá garantiu o segundo lugar.
A distância entre Corumbá e outros centros, como Campo Grande (420 km), historicamente dificultou a inclusão da cidade no circuito de competições, somada à falta de apoio municipal em décadas passadas. A delegação de Três Lagoas, por exemplo, percorreu mais de 730 km pela BR-262 para participar do evento.
A Federação de Judô (FJMS) contou com parcerias para viabilizar a etapa em Corumbá, buscando agora patrocínio para levar uma delegação de 80 pessoas ao Campeonato Brasileiro em João Pessoa. A expectativa é contar com o apoio do Governo do Estado e outros patrocinadores.
Apesar dos desafios financeiros, a FJMS tem mantido um calendário ativo, promovendo 35 competições no primeiro semestre e distribuindo 3,6 mil medalhas.
O calor não arrefeceu o espírito competitivo dos atletas que representaram suas cidades, incluindo Campo Grande, Aquidauana, Bodoquena, Itaporã, Maracaju, Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas e Jardim. Paralelamente ao circuito, foi realizado um festival infantil para crianças a partir de 4 anos.
As equipes foram premiadas com troféus até a 6ª colocação, com a Associação Desportiva Moura (Campo Grande) sagrando-se campeã, seguida pela Corumbaense/Funlec (Corumbá) e Nova Geração (Campo Grande).