Cientistas utilizam células-tronco para restaurar visão em pacientes com degeneração macular

Cientistas utilizam células-tronco para restaurar visão em pacientes com degeneração macular

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença silenciosa que atinge milhões de pessoas idosas no mundo inteiro, provocando a morte das células do epitélio pigmentar da retina e formando áreas de atrofia. Uma equipe de cientistas da Universidade de Michigan, do Neural Stem Cell Institute e da Luxa Biotechnology anunciou os primeiros resultados de um ensaio clínico inédito, que utiliza células-tronco adultas para restaurar a visão em pacientes com a forma seca da doença.

O estudo utilizou células-tronco adultas, já destinadas a formar apenas o epitélio pigmentar da retina, para repovoar as áreas de atrofia com novas células funcionais. Os resultados obtidos nesse primeiro grupo de pacientes superaram todas as expectativas, com os três mais comprometidos visualmente conseguindo uma melhora impressionante de 21,67 letras no teste de acuidade visual.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

Os pacientes com visão moderada ganharam 3 letras. A terapia já recebeu a designação RMAT, da FDA, que acelera o desenvolvimento e avaliação de terapias regenerativas promissoras.

Especialistas apontam que essa abordagem pode marcar um ponto de inflexão no tratamento da degeneração macular seca. Se os resultados forem confirmados em grupos maiores de pacientes e com acompanhamento prolongado, milhões de pacientes com perda progressiva e irreversível da visão poderão ter acesso a uma terapia restaurativa.