Uma análise confidencial da Agência Central de Inteligência dos influenciado a decisão de manter o regime chavista no poder da Venezuela. A avaliação concluiu que aliados de alto escalão de Maduro, incluindo a ditadora interina Delcy Rodríguez, estariam em melhor posição para manter a estabilidade a curto prazo em um governo provisório caso o ditador Nicolás Maduro fosse retirado do cenário político venezuelano.
Trump e um seleto grupo composto por membros de sua equipe sênior de segurança nacional foram informados sobre o relatório antes de anunciar que apostariam em Delcy como sua interlocutora em Caracas e não na líder opositora María Corina Machado. O relatório da CIA citava Delcy Rodríguez e outras duas figuras importantes do regime venezuelano como possíveis governantes interinos capazes de manter a ordem interna.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Os dois principais articuladores de poder aliados de Maduro são o Ministro do Interior, Diosdado Cabello, e o Ministro da Defesa, Vladimir Padrino. Desde o ano passado, a CIA manteve contato direto com uma fonte interna na Venezuela, ligada ao círculo íntimo de Maduro, que forneceu informações sobre seu paradeiro.