A CIA publicou um vídeo em sua página na rede social X com instruções detalhadas, em língua chinesa, sobre como cidadãos da China podem entrar em contato com a agência de forma “segura e secreta” para fornecer informações sobre o regime comunista. A CIA apresenta “os passos completos para um contato seguro” e afirma que a agência “quer saber a verdade sobre a China” e procura pessoas que tenham “informações relevantes e possam repassá-las”.
A agência orienta potenciais informantes a utilizarem computadores e celulares públicos, navegadores considerados mais seguros, como o Tor, além de conexões por VPN e modos de navegação privada. A CIA também recomenda evitar dispositivos pessoais, limpar históricos de navegação e acessar canais específicos do site oficial, incluindo endereços da agência na dark web.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Em maio do ano passado, a China condenou vídeos divulgados pela CIA com o objetivo de recrutar informantes chineses, classificando a ação como uma “provocação política aberta”. Na ocasião, Pequim acusou os Estados Unidos de tentar induzir cidadãos chineses a fornecer segredos de Estado e prometeu adotar “medidas necessárias” para combater o que classifica como infiltração estrangeira.