Um estudo inédito revela que o consumo de café e chá pode ter impactos importantes na saúde óssea, principalmente de mulheres na pós-menopausa. A pesquisa, publicada na revista Nutrients, acompanhou o consumo das bebidas e a densidade mineral óssea de 9.704 mulheres com 65 anos ou mais ao longo de 10 anos.
Os resultados mostraram que o consumo de chá foi positivamente associado a uma maior densidade mineral óssea no quadril das participantes. Já o consumo de café foi mais complexo, com o estudo não encontrando nenhuma prova de que o simples fato de beber café seja capaz de prejudicar os ossos, mas revelando um padrão de alerta: consumir mais de cinco xícaras de café por dia pode estar associado a uma menor densidade óssea.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O estudo também encontrou que o corpo de cada mulher reage de forma diferente dependendo do seu histórico de vida e de sua constituição física. O consumo elevado de álcool no passado pode potencializar o efeito negativo do café nos ossos, mas a obesidade parece oferecer uma proteção óssea maior às mulheres que bebem chá.
Os autores do estudo concluem que beber uma xícara de chá diária pode ser um pequeno passo em direção a ossos mais fortes. Embora as diferenças encontradas não sugiram expressamente banir o café, o chá levou a melhor na disputa sobre quem impacta mais os ossos.