Brasil pede fim do bloqueio na Venezuela

Brasil pede fim do bloqueio na Venezuela

O Brasil afirmou que a mobilização militar dos Estados Unidos no Caribe e o bloqueio naval imposto contra a Venezuela são violações da Carta das Nações Unidas e devem ser interrompidos. A manifestação da posição brasileira foi feita pelo embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese, durante a reunião do Conselho de Segurança convocada a pedido de Caracas.

O embaixador declarou que a força militar reunida e mantida pelos Estados Unidos nas proximidades da Venezuela e o bloqueio naval recentemente anunciado constituem violações da Carta das Nações Unidas. O Brasil convida ambos os países a um diálogo genuíno, conduzido de boa-fé e sem coerção.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

O embaixador também pontuou que o Brasil defende a carta da ONU, o multilateralismo e a solução pacífica de controvérsias. A reunião do Conselho de Segurança foi convocada emergencialmente a pedido da Venezuela em meio à escalada de tensões com Washington.

Durante a reunião, o embaixador americano Mike Waltz disse que os EUA vão impor e aplicar sanções com o máximo rigor para privar o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, de recursos. A capacidade de Maduro de vender o petróleo da Venezuela permite sua reivindicação fraudulenta do poder e suas atividades narcoterroristas, disse o embaixador dos EUA na ONU.