A Seleção Brasileira completou neste domingo (28) seu último treinamento antes do confronto contra o Japão, que ocorrerá no NRG Stadium. A atividade foi realizada no Shell Energy Stadium, em Houston, e contou com a presença de Neymar e Vini Jr. A única ausência foi de Raphinha, que se encontra em processo de recuperação devido a uma lesão na coxa direita.
O técnico Carlo Ancelotti comandou o treino, e a equipe deve entrar em campo sem alterações em sua formação titular. Os jogadores esperados para a partida são Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr.
A Seleção Brasileira busca garantir sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo na segunda-feira (29), às 13h (horário de Mato Grosso do Sul). O desafio contra o Japão promete ser interessante, já que a equipe nipônica possui uma das melhores gerações de jogadores de sua história e vem de uma sequência positiva, com apenas uma derrota nos últimos 16 jogos.
O Japão se classificou como a segunda colocada do Grupo F, acumulando cinco pontos. Em sua trajetória na fase de grupos, a seleção japonesa empatou em 2 a 2 com a Holanda, derrotou a Tunísia por 4 a 0 e empatou com a Suécia em 1 a 1. Esta será a terceira vez consecutiva que o Japão avança para a fase eliminatória do Mundial, embora tenha sido eliminado nas oitavas nas edições anteriores.
Na Copa do Mundo de 2022, o Japão foi derrotado pela Croácia nos pênaltis, enquanto em 2018, caiu para a Bélgica por 3 a 2, que também eliminou o Brasil naquela edição do torneio.
Com o encerramento da fase de grupos no último sábado (27), as 32 seleções que se destacaram já conhecem seus adversários nas etapas eliminatórias. Além do Brasil e do Japão, outros confrontos programados incluem África do Sul x Canadá, Alemanha x Paraguai, Holanda x Marrocos, entre outros.
