O Brasil corre risco de ser punido por EUA por ter relações comerciais com Irã. Donald Trump afirmou que aplicará uma tarifa de 25% em toda e qualquer transação comercial realizada com os Estados Unidos a qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã.
A declaração foi feita em resposta à repressão que o regime teocrático iraniano promove contra manifestantes locais desde a última semana de dezembro. O governo americano orientou seus cidadãos a deixar o país persa.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Caso seja de fato aplicada uma tarifa de 25% sobre todos os países que têm relacionamento com o Irã, o Brasil seria um dos impactados, afirma Sara Paixão, analista de macroeconomia do InvestSmartXP. Ela explica que é difícil estimar os impactos pela incerteza sobre possíveis exceções à sobretaxa por produto ou setor, por exemplo.
A exposição brasileira ao risco tarifário se justifica pela relevância do Irã como parceiro comercial. Além de ambos integrarem o Brics, o país é um importante mercado para produtos do agronegócio, que representam 99% das exportações para o Irã.