Brasil Celebra Ouro Duplo no Goalball das Américas

PUBLICIDADE

O Brasil se consagrou campeão no goalball, tanto na categoria masculina quanto na feminina, em competições realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As finais, disputadas nesta terça-feira (5), selaram uma campanha invicta das equipes brasileiras no Campeonato das Américas.

A equipe masculina, atual campeã mundial e medalhista de bronze nos Jogos de Paris, conquistou o tricampeonato ao vencer a Argentina por 7 a 1. Os títulos anteriores foram conquistados em 2017 e 2022.

Na final feminina, o Brasil reeditou a decisão de 2022 contra o Canadá, vencendo por 6 a 2. Além do bicampeonato, a seleção feminina garantiu vaga no Mundial de Goalball de 2026, que será realizado em Hangzhou, na China. A equipe masculina já havia assegurado sua participação no Mundial de 2022, onde se sagrou campeã em Portugal.

Jéssica Vitorino foi um dos destaques da partida feminina, marcando quatro gols. A atleta, que nasceu com baixa visão devido a uma catarata congênita, expressou sua satisfação com a conquista e já projeta o Mundial, almejando uma medalha.

Leomon, autor de três gols na vitória da seleção masculina, também celebrou o título, ressaltando a união e a disciplina tática da equipe, bem como a importância de jogar em casa e manter a invencibilidade. Ele perdeu a visão ainda bebê, devido a uma retinose pigmentar.

A seleção masculina encerrou sua participação no campeonato com um total de 56 gols marcados e apenas nove sofridos na fase de grupos. Já a equipe feminina somou quatro vitórias na primeira fase, com 35 gols marcados e apenas dois sofridos.

Mais recentes