A seleção brasileira feminina de vôlei garantiu sua vaga nas quartas de final do Campeonato Mundial, que está sendo realizado na Tailândia. Em um jogo emocionante disputado neste domingo, na cidade de Bangkok, a equipe brasileira superou a República Dominicana por 3 sets a 1, em uma partida de virada, com as parciais de 18/25, 25/12, 25/20 e 25/12.
O próximo desafio do Brasil será na quinta-feira, dia 4, contra a França. O horário da partida ainda será confirmado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A seleção francesa conquistou sua vaga nas quartas de final ao vencer a China por 3 sets a 1 (25/20, 27/25, 22/25 e 25/20).
Gabi, a ponteira e capitã da seleção brasileira, teve uma atuação de destaque, marcando 21 pontos, sendo 17 em ataques, três em bloqueios e um ace. Outras jogadoras que se destacaram na partida foram Júlia Bergmann (12 pontos), Rosamaria (11 pontos) e Roberta (quatro pontos, com três aces).
“Foi uma vitória muito importante para nós. Era nosso primeiro jogo eliminatório no campeonato e estou orgulhosa do trabalho que fizemos juntas para chegar à vitória. Acho que os dois times tiveram dificuldades no primeiro set, mas ficamos em uma melhor condição para vencer quando encaixamos nosso saque”, disse Rosamaria.
Na fase de grupos deste Mundial, Brasil e França já se enfrentaram. Naquela ocasião, o Brasil venceu por 3 sets a 2, de virada, com as parciais de 21/25, 20/25, 25/15, 25/17 e 15/13. A partida foi válida pelo Grupo C da competição.
A equipe que vencer o confronto entre Brasil e França enfrentará o ganhador da partida entre Itália e Polônia, que se enfrentarão na quarta-feira. A seleção brasileira busca um título inédito no Mundial, após ter conquistado quatro vice-campeonatos. O último vice foi na edição anterior, em 2022, quando a equipe foi superada pela Sérvia.