Brasil Acessará 36% do Comércio Global com Acordo UE-Mercosul

Brasil Acessará 36% do Comércio Global com Acordo UE-Mercosul

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou um levantamento que aponta que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) vai aumentar de 8% para 36% o acesso brasileiro ao mercado de importações mundiais de bens. Isso porque a União Europeia respondeu por 28% do comércio global em 2024.

A análise foi divulgada após a assinatura do tratado pelos representantes do bloco europeu e dos países integrantes do Mercosul. A CNI avalia que a formalização do acordo é uma virada estratégica para a indústria brasileira.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

O acordo também traz resultados positivos para o setor agroindustrial, com cotas negociadas que favorecem setores-chave. Além disso, o acordo cria um ambiente favorável para ampliar projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à sustentabilidade e à inovação tecnológica.

A União Europeia foi destino de US$ 48,2 bilhões das exportações brasileiras em 2024, o equivalente a 14,3% do total exportado pelo país. A quase totalidade das importações brasileiras provenientes da Europa corresponderam a produtos da indústria de transformação.