Jorge Daniel Osório, de 25 anos e nacionalidade paraguaia, foi identificado neste domingo (6) como o segundo assaltante morto em confronto com policiais na última sexta-feira (4), na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A Polícia Civil informou que Osório possuía antecedentes criminais tanto no Paraguai quanto no Brasil, incluindo envolvimento em um confronto armado recente na região de Ponta Porã.
O outro suspeito, já identificado, é Marcos Lima Fernandes, de 39 anos. Ele era foragido da Justiça, com dois mandados de prisão em aberto, e estava sendo investigado por diversos assaltos na região de fronteira. Fernandes já havia sido preso anteriormente portando uma metralhadora artesanal de alto poder de fogo, conhecida como “matraka”.
A operação que resultou nas mortes dos dois suspeitos foi desencadeada na manhã de sexta-feira e envolveu policiais civis, policiais militares e equipes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). Segundo a polícia, o grupo, composto por pelo menos quatro indivíduos, planejava realizar assaltos na linha internacional, na região conhecida como “Pé de Galinha”, na faixa de fronteira entre os municípios de Itaquiraí e Mundo Novo.
Equipes de segurança realizavam policiamento na área quando receberam a informação de que quatro assaltantes fortemente armados haviam roubado uma Meriva e estavam fugindo em direção ao território paraguaio. Na região do “Pé de Galinha”, o bando abandonou o veículo e se embrenhou em uma lavoura de milho.
Na extremidade norte da plantação, policiais do DOF avistaram um indivíduo portando uma arma longa, identificada posteriormente como uma espingarda calibre 12. Conforme o boletim de ocorrência, foi dada ordem de parada ao suspeito, que não obedeceu e teria efetuado disparos contra os policiais. Houve troca de tiros e o homem foi atingido. Ele foi levado ao hospital de Mundo Novo, mas não resistiu aos ferimentos. No local, ele foi identificado como Marcos Lima Fernandes.
O segundo suspeito, Jorge Daniel Osório, foi atingido em confronto com policiais civis em outro ponto da região. Ele estava armado com um revólver calibre 38. Também foi socorrido, mas morreu em seguida. A Polícia Civil continua as investigações para localizar os demais envolvidos na ação.