Argentina invade Santa Catarina com vantagem cambial e pagamentos por Pix

Argentina invade Santa Catarina com vantagem cambial e pagamentos por Pix

Santa Catarina está experimentando novamente um verão de invasão de argentinos. Com a economia da Argentina ainda muito dolarizada, o momento favorável do câmbio no Brasil tem tornado os preços atrativos para os turistas do país vizinho, tanto de hospedagem como de alimentação.

Além disso, alguns bancos e instituições financeiras criaram ferramentas digitais integradas ao Pix, permitindo que os argentinos façam pagamentos automáticos sem precisar recorrer a casas de câmbio. A vantagem competitiva do Brasil tem acentuado a preferência dos argentinos pelo Brasil na hora de decidir o destino das férias.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

No ano passado, o país registrou 9,287 milhões de chegadas de turistas estrangeiros, com 3,386 milhões sendo argentinos. Em Santa Catarina, houve crescimento de 50% no total de chegadas em 2025, com 741.401 visitantes do exterior.

Em dezembro, o Estado recebeu 89.421 estrangeiros, com alta de 12,32% ante o último mês de 2024. Os preços competitivos também são um fator importante, com o gasto diário médio dos argentinos em férias variando entre U$S 250 a U$S 350 nos destinos praianos locais, enquanto em Florianópolis gasta-se entre U$S 150 e U$S 270.