Alerta é para condutores e pessoas ao redor do veículo, visto que o campo energizado pode ser fatal para todos
Na tarde desta segunda-feira (30), um homem, de 40 anos, colidiu o caminhão que conduzia com um poste de energia elétrica. Com o impacto, cabos de alta tensão caíram sobre o veículo, criando um campo energizado. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada e solicitou o desligamento da rede, conseguindo resgatar o motorista sem lesões.
✅ Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp
Este caso aconteceu no Assentamento Taquaral, em Corumbá, a 413 quilômetros de Campo Grande. No entanto, essa situação pode acontecer com qualquer motorista e, além de colocar em risco a vida do condutor, o campo energizado pode ser fatal para pedestres e pessoas ao redor.
Corpo de Bombeiros listou o que fazer nessas situações:
Mantenha calma e solicite ajuda
Assim que perceber o fio caído sobre o veículo, mantenha calma e permaneça no interior do carro, pois ele funciona como uma ‘gaiola de Faraday’, isolando as pessoas da eletricidade.
Alerte quem estiver ao redor
Se houver pedestres ou pessoas ao redor, avise imediatamente da situação e oriente que eles devem manter distância. A corrente elétrica que escapa do fio forma círculos de tensão no solo, ao redor do veículo, podendo ser fatal para quem estiver por perto.
Caso haja incêndio no veículo, siga este procedimento
Abra a porta do veículo com cuidado, sem tocar na lataria.
Saia do carro pulando com os pés juntos, garantindo que ambos os pés toquem o chão ao mesmo tempo — isso evita que você se torne parte do circuito elétrico.
Os agentes ainda reforçam que, em caso de acidentes com fios elétricos, não é recomendado resolver o problema sozinho. Se estiver em uma situação perigosa, acione o Corpo de Bombeiros no número 193.
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***