A aprovação do acordo entre União Europeia e Mercosul foi confirmada pelos países da UE. A implementação do acordo pode demorar, mas deve trazer benefícios para o Brasil.
O advogado especializado em comércio internacional, Welber Barral, destaca que a perspectiva de longo prazo é de que a implementação reflita em maior estabilidade regulatória e atração de mais investimentos para o Brasil. O acordo tem várias vantagens para o Brasil, incluindo acesso a um mercado premium e grande, atração de investimentos e estabilidade regulatória.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A assinatura do acordo está prevista para a próxima semana, no Paraguai. Depois da assinatura, o Parlamento Europeu votará a aprovação do tratado, e os membros do Mercosul devem ratificar a proposta em seus congressos.
A votação dos eurodeputados pode levar um ano, enquanto o prazo considerando as votações nos parlamentos latino-americanos deve tomar até três anos. Além disso, algumas seções do acordo que extrapolam a política comercial ainda precisarão ser votadas nos parlamentos nacionais dos membros da UE.