A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, premiou 28 produtores integrados da Seara em Mato Grosso do Sul na edição deste ano do SuperAgro. Eles são fornecedores das unidades de Dourados, Caarapó e Sidrolândia. A iniciativa reconhece e premia financeiramente os melhores da suinocultura e avicultura de oito estados do Brasil e Distrito Federal desde 2017.
Neste ano, mais de 10 mil granjas participaram e a premiação contemplou 18 categorias de diferentes segmentos da cadeia produtiva de aves e suínos. O júri técnico é composto de especialistas da Companhia, que avaliam cada categoria com base em indicadores de desempenho, qualidade e bem-estar animal.
Entre os produtores de excelência está o avicultor Fábio Henzel, vencedor na categoria Frango Pesado Fêmea, que atua no setor há 17 anos. Natural de Santa Catarina, ele está em Mato Grosso do Sul há duas décadas, onde firmou sua excelência na criação e no desenvolvimento de aves de forma integrada com a Seara, em especial pintinhos de 1 dia, que passam por uma fase de desenvolvimento e chegam a pesar 2,8 kg.
“É muito gratificante quando a empresa que fornecemos nota, verifica e premia o nosso trabalho. Somos avaliados mês a mês por indicadores como biosseguridade e conversão alimentar. Esse reconhecimento é a materialização do nosso dia a dia na propriedade”, comemora Henzel, que já foi eleito o melhor produtor integrado do ano em outras duas edições da premiação.
Para Adeodato Faustino da Silva, da Fazenda Bom Retiro, em Sidrolândia, vencedor em duas categorias: Frango Misto e Frango Pesado Macho, o reconhecimento faz a diferença para a continuidade do trabalho. “Essa conquista é uma importante valorização para a equipe. É um estímulo para todos os colaboradores, que veem seu comprometimento e dedicação reconhecidos ao atenderem aos rigorosos padrões da Seara”, frisa.
O suinocultor José Anderson dos Santos também foi vencedor na categoria Terminação em Dourados. “Comecei na atividade em 1995, com apenas 300 animais. Hoje, trabalhamos com 26 mil cabeças. São 30 anos dedicados à terminação de suínos”, frisa. Nesta etapa, José permanece com os animais na propriedade por 90 dias. Para ele, o SuperAgro é o reconhecimento por estar no caminho certo.
“Sempre que recebemos o prêmio, faço questão de repassar aos nossos funcionários. Faço um almoço especial e entrego o prêmio a eles. Estar entre os melhores é mais do que competir, é buscar alcançar objetivos, fortalecer a sucessão familiar e valorizar o produtor. O reconhecimento por parte da empresa mostra que a parceria tem valor e que o esforço de todos – do integrado ao funcionário – soma muito no dia a dia”, pontua.
A Granja da Glória foi a 2ª colocada na categoria terminação para a unidade de Dourados. Administrada pelo produtor rural Guilherme Afonso Cesca, a unidade produz leitões até o desmame.
“A atividade se sustenta em quatro grandes pilares: genética, assistência técnica de ponta fornecida pela JBS, tecnologia nas instalações e manejo de qualidade. Se algum desses pilares falhar, os índices de desempenho não se mantêm acima da média. Na granja, contamos com uma equipe dedicada de 55 colaboradores, que atuam ininterruptamente. Esse nível de compromisso só é possível quando se tem paixão pelo que se faz”, pontua.
Com o prêmio, Cesca pretende organizar uma festa para os colaboradores da unidade.