As inundações que atingiram a região central do Texas após as fortes chuvas e o transbordamento do Rio Guadalupe, na sexta-feira, elevaram o número de mortos para 59, de acordo com autoridades estaduais. As equipes de resgate seguem em busca de 27 meninas desaparecidas de um acampamento de verão e de outros moradores das áreas afetadas.
“Ainda há fortes precipitações hoje. O balanço agora é de 59 mortos e, tristemente, prevemos que continue aumentando”, declarou o vice-governador do Texas, Dan Patrick. O número representa um aumento em relação ao balanço anterior, que reportava 52 mortes, incluindo 15 crianças.
As buscas concentram-se no Camp Mystic, um acampamento cristão às margens do Rio Guadalupe, onde aproximadamente 750 crianças estavam presentes no momento da enchente. A estrada de acesso ao local foi destruída, dificultando os trabalhos de resgate.
Entre os mortos identificados, 43 eram do condado de Kerr e nove de condados adjacentes. Há relatos de quatro mortes no condado de Travis, três no condado de Burnet, uma no condado de Kendall e uma no condado de Tom Green.
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu alertas para mais chuvas, com risco de novas inundações nas áreas já afetadas. Um meteorologista do NWS destacou que qualquer quantidade de chuva adicional nessas áreas pode agravar significativamente a situação.
O governador do Texas, Greg Abbott, prometeu que as equipes de resgate encontrarão todas as meninas desaparecidas. O presidente Donald Trump lamentou a “tragédia” e assegurou que o governo federal está colaborando com as buscas, enviando todos os recursos disponíveis ao estado.
A Guarda Costeira dos EUA informou ter auxiliado na evacuação e assistência médica de 230 pessoas. A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, confirmou que o governo federal atenderá ao pedido de declaração de desastre, liberando ajuda federal para os afetados.
Antes das chuvas, as autoridades estaduais já haviam alertado sobre o risco de clima severo. Um medidor do nível do Rio Guadalupe, na altura da cidade de Hunt, registrou uma elevação de 6,7 metros em cerca de duas horas, falhando ao atingir 9 metros. Mais de 800 pessoas foram evacuadas.