A quadrilha de roubo de caminhões com ramificações em Mato Grosso do Sul e alvo de uma operação, nesta terça-feira (1º), ostentava luxo com carros caros, relógios Rolex e até um helicóptero, avaliado em R$ 3 milhões.
Em Campo Grande, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, com duas pessoas presas. Durante a ação, dez celulares foram apreendidos, além de um cofre, que, segundo a delegada Ana Cláudia Medina, ainda será aberto para conferência.
A ação contou com a mobilização de mais de 20 policiais civis, integrando equipes de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A quadrilha, alvo da ação, era especializada em roubos de caminhões, com sequestro de vítimas que vinham sendo investigadas pelo 125º DP da capital paulista.
O modus operandi do grupo consistia em atrair motoristas por meio de plataformas on-line de frete, simulando negociações legítimas, e, no momento do encontro, submetê-los a cárcere privado, enquanto os caminhões eram subtraídos.
As investigações
Conforme as investigações, após os roubos, os caminhões eram levados a países vizinhos, sendo utilizados para o transporte de cigarros ilegais e entorpecentes, especialmente cocaína. A droga era proveniente de facção criminosa de atuação nacional, demonstrando o vínculo direto da quadrilha com o tráfico internacional e o crime organizado.
A organização criminosa foi identificada em diversos casos de roubo com restrição de liberdade, e parte de seus integrantes já havia sido presa anteriormente pelos mesmos crimes, evidenciando a continuidade delitiva e o alto grau de periculosidade.
O prejuízo estimado causado às vítimas ultrapassa R$ 50 milhões, valor que motivou o aprofundamento das investigações e a deflagração da presente operação.
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***