O município de Ivinhema foi contemplado nesta semana com uma caminhonete Ford Ranger zero km, que será utilizada para reforçar as ações de vigilância em saúde, especialmente no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O veículo será empregado pelas equipes responsáveis pela rastreabilidade e pelas atividades de fumacê, que consistem na aplicação de inseticida em áreas urbanas onde foi detectada a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.
A entrega faz parte de um investimento do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que nesta segunda-feira (30), em Campo Grande, repassou 46 novos veículos para reforçar a estrutura da saúde pública em 40 municípios e na Capital.
Ao todo, foram entregues 30 caminhonetes destinadas às ações de vigilância e combate a endemias, além de 16 ambulâncias que vão renovar a frota de transporte sanitário.
A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, ressaltou a importância desse reforço na estrutura dos municípios. “Com essas 30 caminhonetes entregues às vigilâncias em saúde municipais, será possível intensificar o trabalho de controle e prevenção de doenças como dengue, chikungunya e zika. São ações que exigem estrutura, equipes capacitadas e deslocamento ágil. Estamos felizes em garantir essa entrega para melhorar a qualidade de vida nos municípios”, destacou.
Com o novo veículo, o município de Ivinhema terá mais eficiência no combate aos focos do mosquito, principalmente em pontos estratégicos onde há maior risco de proliferação. As ações são fundamentais para reduzir o número de casos e proteger a saúde da população.