O presidente Donald Trump publicou uma fotografia de uma reunião com líderes europeus à qual foi incorporada uma imagem gerada por Inteligência Artificial (IA) de um mapa das Américas no qual Venezuela, Groenlândia e Canadá aparecem como territórios dos EUA. A fotografia real foi tirada no último mês de agosto no Salão Oval da Casa Branca, onde Trump se reuniu com os principais líderes da União Europeia (UE), além do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
Junto a eles, em torno da mesa do Salão Oval, estão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o chanceler alemão, Friedrich Merz, o líder finlandês, Alexander Stubb, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. No centro da imagem, entre Trump e os dirigentes europeus, foi gerada uma fotografia com o mapa da América, no qual a bandeira americana se estende sobre os territórios de Canadá, Groenlândia e Venezuela.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A publicação da imagem parece ser mais uma demonstração dos objetivos que Donald Trump fixou em matéria de política externa desde o início deste mandato. Trump considerou em várias ocasiões o Canadá como mais um estado dos EUA e capturou o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, acusando-o de ser um narcoterrorista.
O republicano pretende julgá-lo em Nova York após a imposição de um governo interino na Venezuela liderado por Delcy Rodríguez. Além disso, nas últimas semanas, o presidente americano lançou várias ameaças sobre a Groenlândia, ilha ártica sob soberania dinamarquesa que deseja anexar – inclusive com o uso da força, se necessário -, o que abriu uma grave crise dentro da Otan, organização à qual ambos os países pertencem.