O queijo é celebrado mundialmente no dia 20 de janeiro. No Brasil, o alimento tem ganhado reconhecimento no exterior em premiações internacionais, destacando o país como produtor de queijos de qualidade.
O queijo do Marajó da Fazenda São Victor, no Pará, coleciona mais de 10 prêmios em concursos nacionais e internacionais. Em 2019, os produtores conquistaram medalha de prata no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França, e, em 2021, trouxeram a medalha de bronze na mesma competição.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
No ano passado, conquistaram a medalha de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil, além de destaques em outras categorias. O queijo do Marajó recebeu o registro de Indicação Geográfica em 2021, expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que reconhece sete municípios produtores.
Além disso, a iguaria foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará e recebeu o Selo Arte, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que permite a comercialização interestadual. A coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht, afirma que as Indicações Geográficas são importantes para posicionar de forma diferenciada no mercado os queijos artesanais brasileiros.