Donald Trump chegou a Davos e aumentou a tensão com a União Europeia. Ele preparou a visita ao Fórum Econômico Mundial sacudindo os alicerces da UE e prometendo novas tarifas ligadas às suas ambições sobre a Groenlândia.
Em reação a Trump, Macron ameaça usar uma ‘arma’ inédita apelidada de ‘bazuca comercial’. O presidente americano reclama sobre a Europa, retratando o bloco como aproveitadores que abusam da generosidade americana e de seu poder militar.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Líderes europeus vinham lidando com as explosões de Trump com mais tolerância, mas a ameaça feita no fim de semana ameaça reacender tensões e empurrar os europeus a medidas retaliatórias. A ameaça feita por Trump de impor tarifas de 10% ao Reino Unido e a sete países europeus no próximo mês, como forma de pressão relacionada à Groenlândia, ameaça elevar as alíquotas acordadas.
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a UE pode usar uma ‘bazuca comercial’ para restringir importações de bens e serviços. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse que o controle direto dos EUA sobre a Groenlândia aumentaria o poder de dissuasão.