Duas semanas se passaram desde que os EUA invadiram o complexo do ditador Nicolás Maduro, em Caracas, e o levaram para ser julgado nos EUA por acusações de narcotráfico. O jornal americano Wall Street Journal afirma que o regime de Maduro segue operante na figura de seu líder mais importante ainda em liberdade, o ministro Diosdado Cabello.
Trump disse que os EUA governariam a Venezuela até segunda ordem. No entanto, a ditadora Delcy Rodríguez colabora com os EUA apenas com palavras, não ações.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Trump encarregou o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e a de Segurança Interna e Migração, Kristi Noem, de coordenar a transição na Venezuela e garantir que a ditadora interina do país, Delcy Rodríguez, coopere. As forças armadas estão fragmentadas, o que significa que alguns setores são favoráveis a uma transição à democracia.
A má notícia é que o ministro do interior, Diosdado Cabello, ainda controla a maior parte das forças armadas e milícias e está planejando se apoderar de tudo. A menos que ele seja neutralizado, o plano do secretário de Estado Marco Rubio para a Venezuela provavelmente não acontecerá.