A Grey Bull Rescue, uma organização privada formada por veteranos do Exército dos Estados Unidos, divulgou um vídeo mostrando detalhes da operação que realizou para resgatar a líder opositora María Corina Machado da Venezuela em outubro. A operação, nomeada ‘Golden Dynamite’, permitiu que María Corina viajasse para a Noruega, onde recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
María Corina vivia escondida na Venezuela, que estava sob o comando do ditador Nicolás Maduro, que ampliou a repressão e perseguição contra opositores após a fraude eleitoral de 2024. No vídeo, María Corina aparece em imagens registradas após sua retirada do território venezuelano.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A operação para retirar María Corina da Venezuela foi planejada e executada sob elevada pressão política e risco operacional. A equipe da Grey Bull Rescue mobilizou recursos de análise de informações, coordenação logística e comunicações seguras para estruturar uma rota de saída considerada discreta e menos previsível.
Devido à alta visibilidade da líder opositora e ao risco de interceptação, a empresa optou por uma retirada por via marítima, considerada menos previsível. A operação foi conduzida sob vigilância constante e com necessidade de adaptação às condições do ambiente, até que María Corina deixasse águas venezuelanas e seguisse em segurança para fora do país.