Prévia do PIB Robusta Esfria Aposta de Corte da Selic em Janeiro

Prévia do PIB Robusta Esfria Aposta de Corte da Selic em Janeiro

A alta de 0,7% no Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) trouxe surpresa ao mercado, que esperava uma média de aumento de 0,4% nos dados referentes a novembro. A leitura da média móvel trimestral também aponta robustez na atividade.

A avaliação é que os dados divulgados podem esfriar a expectativa pelo corte de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para 27 e 28 de janeiro. Natalie Victal, economista-chefe da SulAmérica Investimentos, destaca que os dados enfraquecem o consenso de desaceleração da atividade.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

André Valério, economista sênior do Inter, destaca que a média móvel trimestral em novembro indicou crescimento de 0,2%, mantendo uma trajetória de aceleração pelo quarto mês consecutivo. Para Gustavo Gonzaga, economista-chefe da Necton Investimentos, os dados do IBC-Br indicam que o balanço de riscos ainda conta com vetores inflacionários relevantes.

Matheus Pizzani, economista do PicPay, faz uma leitura dos dados do IBC-Br aliada ao mercado de trabalho, com uma atividade econômica aquecida e a população com emprego e renda elevada, a demanda deve continuar em alta, impactando a inflação. Os dados do PIB de 2025 ainda não foram divulgados, mas as projeções são de crescimento do PIB em 2025 de 2,5% pela Necton Investimentos, 2,3% pela SulAmérica Investimentos e 2,1% pelo Inter.