O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ditador da Rússia, Vladimir Putin, estaria pronto para assinar um acordo de paz para encerrar a guerra na Ucrânia. No entanto, Trump também afirmou que o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky, é quem estaria impedindo um cessar-fogo.
Em entrevista à agência Reuters, Trump disse que precisamos que o presidente Zelensky concorde com isso. Além disso, Trump acredita que a Ucrânia está menos pronta para fazer um acordo.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Quando questionado sobre o que estaria impedindo um acordo, o presidente americano respondeu que é Zelensky. Trump também foi perguntado sobre a possibilidade de os Estados Unidos compartilharem informações de inteligência como garantia de segurança para proteger a Ucrânia e respondeu que, se pudermos fazer algo, ajudaremos.
A ditadura russa concordou com a opinião de Trump de que Zelensky estaria impedindo um acordo. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que a situação piora a cada dia para o regime de Kiev e que a janela para a tomada de decisões está se fechando.