Trump quer ação militar rápida e decisiva no Irã

Trump quer ação militar rápida e decisiva no Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse à sua equipe de Segurança Nacional que deseja que qualquer ação militar contra o Irã desfira um golpe rápido e decisivo ao regime, sem que uma guerra se prolongue por semanas ou meses. Trump expressou que se algo for feito, quer que seja definitivo, embora seus assessores ainda não tenham lhe garantido que o regime colapsaria rapidamente após um possível ataque militar.

As fontes disseram ainda que existe preocupação quanto à capacidade dos EUA se protegerem diante de uma eventual resposta de Teerã, que eles avaliam que será muito agressiva. Trump afirmou que foi informado de que as execuções de manifestantes no Irã teriam cessado.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

O chanceler do Irã, Abbas Araghchi, enviou uma mensagem a Trump pedindo-lhe que não cometa o mesmo erro de junho de 2025 e pediu uma saída diplomática. O Departamento de Defesa preparou opções para cumprir os objetivos de qualquer operação militar americana no Irã, mas até o momento nenhuma decisão havia sido tomada pela Casa Branca.